Sistema interativo estimula seniores de Lagoa e Carvoeiro

A União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro instalou um novo sistema interativo especificamente direcionado para os idosos nos Centros Seniores de Lagoa e Carvoeiro, numa ferramenta acessível que permite uma estimulação cognitiva, física, comunicação simplificada, promoção da criatividade, culto religioso, entre muitos outros conteúdos multimédia, aos mais velhos.

Através deste sistema, chamado SiosLIFE os utentes podem praticar jogos como palavras-cruzadas, sopa de letras, entre outros, que estimulam o cérebro, mas também comunicar por vídeo ou voz com familiares, tudo de forma simples, num ecrã táctil, sem periféricos como ratos, comandos ou teclados. Qualquer pessoa, mesmo sem saber ler ou escrever pode tirar proveito deste sistema interativo.

Sistema interativo estimula seniores de Lagoa e Carvoeiro

Aos profissionais é ainda disponibilizada uma plataforma de monitorização e controlo, que pode ser acedida através de qualquer equipamento da instituição que esteja ligado à internet. Nesta, para além do registo detalhado de toda a utilização, podem ser visualizados gráficos da evolução de cada utente em diversos parâmetros.

Esta é uma experiência que a União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro está a realizar, durante quatro meses, para perceber a adesão e o impacto junto dos utentes dos centros seniores, para depois avaliar se avança para a aquisição do sistema.