União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro candidata-se a fundo de apoio social

A União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro candidatou-se pelo quarto ano consecutivo a um fundo de apoio a pessoas carenciadas denominado Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (POAPMC), antigo FEAC (Fundo Europeu de Apoio a Carenciados), num programa de apoio que distribui alimentos.

A candidatura lagoense, que tem sido sempre aprovada pelas entidades competentes, tem servido para apoiar famílias carenciadas de Lagoa e Carvoeiro, mas também da zona de Porches, apesar de esta ser fora da área de responsabilidade da União das Freguesias. Recorde-se que em 2014, através deste fundo, a União das Freguesias ajudou 100 famílias, número que subiu para 110 em 2015.

De salientar que esta é apenas uma de várias medidas de apoio social promovidas pelo executivo de Joaquim João, presidente da União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro, desde 2013. A ação social tem sido uma das prioridades do autarca que tem realizado diferentes ações, como recolhas alimentares em grandes superfícies comerciais, além da distribuição semanal de 150 refeições confecionadas a cidadãos com maiores carências sociais, devidamente sinalizados pela União das Freguesias. Além disso, a criação do Espaço DER – Dar E Receber – tem permitido centrar todas estas ações e assegurar um mais efetivo apoio à população das freguesias de Lagoa e Carvoeiro.

Este Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas é assim mais uma ferramenta que tem permitido à União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro aumentar a sua capacidade de resposta na atribuição de bens alimentares às famílias.