Entrada norte renovada dignifica a cidade de Lagoa

Um mural a homenagear Lagoa, terra de oleiros e olarias, apelando às tradições e costumes, com os potes de barro cravados na terra, uma zona ajardinada, um novo passeio e iluminação direcionada para as pinturas são a nova imagem da entrada norte de Lagoa, cidade que se vai apresentando cada vez mais apelativa aos visitantes e aos seus residentes.

Entrada norte renovada dignifica a cidade de Lagoa

O projeto da requalificação foi iniciado em 2015 pela União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro e pretendia renovar esta zona da cidade, que estava abandonada desde as obras na estrada de acesso à A22, em 2003. A obra passou a ser um das prioridades do executivo da União das Freguesias que pretendia dignificar uma das principais entradas da cidade.

Entrada norte renovada dignifica a cidade de Lagoa

"Se como cidadão lagoense não gostava daquela entrada, muito menos podia gostar como autarca. E como, enquanto autarca, nunca perdi a visão de cidadão, sentia obrigação de intervir nesta zona”, afirma Joaquim João, presidente da União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro.

Entrada norte renovada dignifica a cidade de Lagoa

Embora a requalificação tenha sido uma iniciativa da União das Freguesias, a mesma só ficou concluída com a colaboração da Câmara Municipal de Lagoa, que interveio com a seção de obras, jardinagem e iluminação. As obras terminaram na semana passada, após ter sido concluídos um passeio e a iluminação do mural.

“Decidimos avançar mesmo sem ter muitos recursos ao nosso dispor e a conclusão da requalificação só foi possível graças à grande colaboração por parte da Câmara Municipal. Foi um bom exemplo de um trabalho de complementaridade entre as duas entidades, com benefícios evidentes para a nossa cidade”, salienta Joaquim João.

Refira-se que a autarquia está neste momento a iluminar também alguns dos murais realizados pela União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro, como por exemplo o da EN125, da entrada de Carvoeiro e o da Praia do Paraíso, num conjunto de ações que visam organizar e melhorar o espaço público à disposição da população.