Espaço DER – Dar e Receber abriu ao público em Lagoa

Está aberto ao público desde hoje, 2 de novembro, em Lagoa, o ‘Espaço DER - Dar e Receber’, um local aberto a todos e destinado a apoiar famílias carenciadas e a colaborar com instituições de solidariedade locais. Esta iniciativa da União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro estava há algum tempo em preparação e é o culminar de uma série de projetos de índole social que têm vindo a revelar-se muito importantes no apoio efetivo e imediato a famílias em dificuldades.

A estrutura é dedicada exclusivamente à Ação Social. Aqui será realizado pela União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro todo o atendimento relativo a questões sociais, que até aqui se realizavam na sede da entidade. É no Espaço DER que será desenvolvido o movimento ‘Zero Desperdício’, projeto que fará a recolha de alimentos que sobram dos hotéis, hipermercados e restaurantes para posterior distribuição a famílias carenciadas. Será também neste local que vai ser coordenado o FEAC (Fundo Europeu de Apoio a Carenciados), bem como a distribuição de cabazes de géneros alimentares provenientes das recolhas promovidas pela União das Freguesias.

Além de prestar apoio à população e a famílias em dificuldades na área social, o Espaço DER pretende ainda ajudar e colaborar com as instituições de solidariedade de Lagoa e Carvoeiro.

“Há muito que ambicionávamos abrir este espaço, com as condições necessárias para iniciarmos o projeto ‘Zero Desperdício”, com melhores condições de armazenamento e, sobretudo, com condições de privacidade para quem nos procura. É um espaço para ser dinamizado pela população, pelas diversas associações, onde todos podem ser voluntários e contribuir da forma que entenderem que devem fazê-lo”, salienta Joaquim João, presidente da União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro.

Apresentação pública foi a 31 de outubro
Por ser uma infraestrutura importante a nível social e que vai albergar e reunir todas as iniciativas de solidariedade da União das Freguesias, o Espaço DER contou com uma cerimónia simples no dia 31 de outubro para apresentar o local e as suas potencialidades a diferentes entidades.

Presentes estiveram, além do executivo da União das Freguesias, liderado por Joaquim João, o presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Francisco Martins, a vereadora da Ação Social, Anabela Simão, bem como representantes de diferentes entidades, como a Associação S. Vicente Paulo, os Escuteiros Marítimos de Carvoeiro, o Grupo Motard ‘Amigos de Lagoa’, o BTTrilhos, o S.O.S Oncológico e membros da Assembleia de Freguesia.

Situado na Rua Visconde de Lagoa nº 3, o Espaço DER conta com um gabinete de atendimento, uma sala de espera, uma zona de armazenamento, uma zona de separação das refeições confecionadas e uma sala de reuniões. O Espaço DER – Dar e Receber é mais um dos projetos que estão contemplados no acordo de execução celebrado entre a União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro e a Câmara Municipal de Lagoa.