História

A União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro foi constituída em 2013, no âmbito de uma reorganização administrativa do Território (Lei 11-A/2013, de 28 de Janeiro), pela agregação das antigas Freguesias de Lagoa e Carvoeiro. É uma Freguesia Portuguesa do Concelho de Lagoa com 39,13 km² de área e 9987 habitantes (dados de 2011) e que está sedeada na cidade de Lagoa.

A cidade de Lagoa terá nascido, segundo fontes históricas de um primitivo aglomerado populacional que se terá fixado em redor de uma Lagoa, cujos pântanos foram sendo secos com a finalidade de se criarem terras férteis e habitações onde os povos do império muçulmano acabaram por se instalar. As potencialidades naturais desta zona contribuíram para uma estrutura económica assente na agricultura. Durante um longo período, foi um lugar ilustre da cidade de Silves, sendo-lhe reconhecida autonomia administrativa a 16 de Janeiro de 1773, graças à reforma administrativa operada no tempo de D. José, tendo sido elevada à condição de Vila. As vinhas e a pequena indústria trouxeram, nos finais do séc. XIX e primeiras décadas do séc. XX, prosperidade e um maior dinamismo a Lagoa. O papel desempenhado por estes setores e por uma crescente diversidade de atividades fizeram com que Lagoa fosse elevada a Cidade a 19 de Abril de 2001.

A Praia do Carvoeiro era uma pequena aldeia que vivia da pesca e da agricultura, num polo de grande desenvolvimento. Historicamente a área geográfica de Carvoeiro aparece ligada sobretudo ao mar, havendo documentação e cartografias antigas a atestar a ligação à pesca, e à defesa costeira. Contudo, Carvoeiro também aparece ligada à terra, com a exploração do chamado pomar de sequeiro - os amendoais, os figueirais, os olivais, a vinha e a sementeira de leguminosas de sequeiro, como a fava e a ervilha. Atualmente a Vila de Carvoeiro é uma zona privilegiada para o turismo, sendo o motor económico do Concelho de Lagoa.

Para além da Cidade de Lagoa e da Vila de Carvoeiro, os principais aglomerados populacionais da Freguesia são:

• Benagil – situada na zona costeira da Freguesia, conhecida pela possibilidade de desfrutar do sol e do mar no ambiente familiar e pitoresco.

• Caramujeira – zona conhecida pela antiga produção de vinho e pela famosa praia da marinha.

• Lombos – situado a Este da Freguesia, conhecido pelo poço e pelas olarias lá existentes.

• Vale d´el Rei – conhecido pela Capela que o carateriza.

• Sesmarias – situada na zona costeira da Freguesia.

• Poço Partido – situado junto à estrada que liga a cidade de Lagoa à vila de Carvoeiro conhecido pelo Poço que o carateriza.

• Alfanzina – situada na zona costeira da Freguesia e conhecida pelo Farol de Alfanzina.

• Vale Centeanes – conhecido pela excelente praia de água cristalina.

• A Rocha Brava, o Lobito, os Salicos, a Torrinha, a Boavista e o Mato Serrão.